Secretária de saúde fala sobre epidemia de diarreia em Palmeira e região
Sexta, 31 de Maio de 2013
 A secretária de saúde de Palmeira dos Índios, a médica Verônica Medeiros convocou a imprensa na manhã desta terça-feira (28), para falar sobre as medidas que estão sendo tomadas e os cuidados a fim de combater a epidemia de diarreia que vem lotando o Hospital Regional Santa Rita.

Segundo Dra. Verônica Medeiros, desde o dia 18 de maio quando o problema surgiu, toda a equipe técnica da secretaria vem se empenhando para que possa reduzir o índice, reunindo-se inclusive com secretários de municípios da região, onde os índices também são preocupantes.

Os casos de diarreia vêm crescendo não apenas em Palmeira dos Índios, mas em vários municípios que foram atingidos pela seca. Em Palmeira dos Índios, a maior parte dos pacientes que deram entrada no hospital reside na zona rural, onde utilizam fontes alternativas para adquirir água, como poços, açudes ou armazenam a água em reservatórios.

Dra. Verônica alerta que, essa diarreia é causada por uma bactéria e ressalta a importância com a higiene pessoal e dos alimentos. A Secretaria de Saúde montou uma “força tarefa” formada por agentes de endemias, agentes de saúde, vigilância sanitária, enfermeiros e com a participação do Tiro de guerra, realizando trabalho educativo e preventivo em vários bairros e na zona rural. Por isso a importância da participação da população.

Dentro do plano de ação montado pela Secretaria de Saúde já foram realizados?

Coleta e análise de água em diversos pontos do município.

Coletas clínicas

Apoio da equipe de enfermagem durante o fim de semana no Hospital Santa Rita

Reuniões com enfermeiros e agentes de saúde

Realização de mutirões

Bloqueio sanitário dos carros pipas

Barreira sanitária com o tratamento em fontes alternativas

Para terminar, Dra. Verônica fez um apelo à população para que tome cuidado com o manejo dos alimentos, ferver a água que vai ser utilizada para o consumo, lavar sempre as mãos.

Mutirão:

28 e 29/05 USF Vila Maria

03/06 USF Centro, UFS Oásis i e Oásis II

04/06 USF São Cristóvão I e II

05/06 USF São Francisco

06/06 USF Vila João XXIII

07/06 USF Palmeira de Fora

Praça da Independência, 34 - Centro
Palmeira dos Índios - AL CEP 57605-010
contato@palmeiradosindios.al.gov.br

Nome, E-mail e Mensagem, são obrigatórios.

FALE COM O PREFEITO
* Todo os campos são obrigatórios